Dentro das contas você pode criar vários containers
.
Se você tem familiaridade com o Google Analytics pode fazer a seguinte comparação: Os containers
são a mesma coisa que as propriedades
.
O próprio Google não explica direito o que são containers, então vamos para um exemplo prático:
Imagine que você trabalhe na PepsiCo e a empresa necessite instalar o GTM nos sites dos produtos: Pepsi, Gatorade, H2OH! e Lipton.
O primeiro passo é entrar no site do Google Tag Manager e criar uma conta com um container.
Só que em cada site/portal haverão estruturas de código, formulários e objetivos diferentes por parte da empresa.
Concorda comigo que ficaria uma bagunça se você implementasse o mesmo GTM em todos eles? Nesse momento entram em ação os containers
.
PepsiCo
;Pepsi
, Gatorade
, H2OH!
e Lipton
;GTM-NJHF654
, GTM-N2PFK50
, GTM-ABC1234
e GTM-0JKB87F
;Tendo uma conta gratuita (como a nossa), é possível ter simultaneamente até três workspaces
e, para que eles servem?
Imagine que você já tem algumas regras em produção no seu GTM e quer adicionar outras, porém, está com receio de quebrar tudo (quem nunca?), eis que surgem os workspaces
.
Quando você cria um novo workspace, ele será uma cópia do seu Workspace Padrão (atual) e isso quer dizer que todo o conteúdo publicado até agora, será parte desse novo espaço de trabalho. Então, a partir daí, você poderá fazer alterações e visualizá-las tranquilamente. Quando terminar, basta Publicar
as alterações e essa nova versão com suas modificações será a mais recente e ativa no site.
Vídeo recomendado: Google Tag Manager: Como adicionar e remover tags e scripts do seu site
Tags
(o quê) são pedaços de código que fazem algo, por exemplo, trackear uma página, enviar um evento para o Google Analytics ou plataformas de terceiros;Trigger
(quando) é uma condição de quando uma tag deve ser disparada;Variáveis
(o que/como/onde) são pequenos pedaços de informação que podem ser reutilizados em tags e gatilhos;No painel lateral do GTM existe a opção Variáveis
onde temos as variáveis incorporadas
que permitem captar dados da página ao interagir com a mesma sem necessidade de código. Você pode ver todas elas clicando no botão Configurar
e ativar as que lhe fazem sentido.
Por exemplo, Click Text
é uma variável incorporada que permite captar o texto do elemento num evento de clique.
Você pode criar uma tag, escolher o modelo Google Analytics: Universal Analytics
e adicionar no rótulo (por exemplo) a variável, escrevendo: {{Click Text}}
.
No painel lateral do GTM existe a opção Acionadores
que exibe uma lista vazia ao criar o container.
Ao clicar no botão de Adicionar um novo acionador, uma tela é aberta e a primeira ação é escolher o tipo de acionador
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A nomenclatura - pelo menos pra mim - causou estranheza no início mas faz total sentido ter um tipo
dentro do seu acionador pois existem diversos contextos onde podem ser aplicados.
Uma camada “invisível” onde informações importantes sobre a página, compra ou interação é armazenada.
Ele pode receber informação de diversos modos e o GTM pode ser configurado para pegar essas informações do dataLayer e enviar para o Google Analytics, Google Ads ou algum outro.
Um possível cenário é o abaixo, onde ocorre uma interação, um Auto Event Listener está escutando, envia para o dataLayer e, então o GTM pega essa informação e passa para alguma ferramenta, GA, por exemplo.