Esse é um post conciso e direto, abaixo temos um checklist de informações que são boas para ter a mão no início de um projeto de website para guiar suas decisões com relação a construção.
Razão da pergunta
Podem haver diversos motivos para alguém querer um site, tais como:
E é importante entender que o site por si só pode não cumprir com as expectativas se não houver um plano de divulgação (seja pago ou orgânico). Além disso, o resultado tem a probabilidade de não ser imediato.
Esses motivos são na realidade necessidades de negócio e geram requisitos técnicos. Como assim?
Se o site for apenas institucional e não necessitar de alterações frequentes:
Por outro lado, se for um blog:
Razão da pergunta
Novamente vamos falar de expectativas, pagar por um site pode criar muitas e uma das principais é sobre acesso.
Por isso é interessante realizar essa pergunta, afinal, se for meramente um site institucional não há razão para usuários acessarem diversas vezes. Se for um blog, o conteúdo deve ser bem escrito, senão o leitor não voltará.
Se for uma loja, é possível ver produtos e fazer compras. Clientes em potencial também podem estar interessados em saber a localização, cardápio (se for um comércio) ou como o produto é produzido (se for artesanal).
Texto introdutório resumindo o negócio, ‘Missão, Visão e Valores’, página ou texto para englobar as áreas de atuação, detalhes dos serviços/produtos oferecidos, textos/fotos sobre cada sócio/associado, fotos da empresa, prêmios, reconhecimentos, notícias onde a empresa é citada, depoimentos de clientes, links para redes sociais, formulário de contato.
Razão da pergunta
Essa pergunta (se bem explorada) pode ajudar a identificar o tamanho e complexidade do escopo de trabalho, como: quantidade de páginas, sitemap, menus, formulários, entre outros. E ajudar a direcionar a criação dando ideias sobre possíveis seções, menus, layouts, templates.
Razão da pergunta
Algumas vezes é mais fácil você perguntar o que alguém não quer porque ela não sabe o que quer. Sendo assim, você pode sugerir que visitem os sites de concorrentes e façam uma lista de pontos necessários e desnecessários. Referências de layout e discussão sobre o nível de importância das informações (como um banner de promoção, formulário de contato, chatbot, etc) podem surgir nesse momento também.
Razão da pergunta
Se isso não é esclarecido no início do projeto pode causar uma grande dor de cabeça. Ninguém entende melhor sobre o nicho do que o próprio cliente, então é aconselhado que ele escreva ou contrate um expert da área para criação.
Lembre-se de deixar claro se você não for produzir o conteúdo e escreva isso em alguma cláusula do contrato.